Imprensa

Relacionamento com a mídia

A SP4 Comunicação Corporativa utiliza toda sua experiência e know-how para garantir eficiência de Comunicação no relacionamento de seus clientes com a mídia; aproximação com opinion leaders, entrevistas individuais e coletivas, sugestão de pautas de interesse da imprensa, encaminhamento de notas para colunistas, cobertura de eventos, assim como a elaboração de outros textos institucionais.

Os serviços de Assessoria de imprensa se tornaram uma commodity no mercado, mas, na SP4, fugimos das fórmulas prontas, de pouco resultado qualitativo, que costumam ser aplicadas à atividade. Evitamos os desgastados releases, jargão jornalístico para definir um texto cuja estrutura respeita padrões. Só utilizamos esse expediente em situações pontuais, em que a distribuição irrestrita à imprensa toda se aplica – caso da divulgação de indicadores econômicos, por exemplo.

Costumamos trabalhar com pautas exclusivas, pensadas a partir da linha editorial de cada veículo de comunicação. Essa ação é mais focada e mais trabalhosa, ajusta-se aos interesses profissionais dos jornalistas da mídia impressa, eletrônica e online, que querem exclusividade, e garante resultados mais qualitativos em relação às estratégias de distribuição de releases a toda a imprensa.

 

Gerenciamento de crises 

De acordo com os modernos métodos de administração, uma empresa não pode ficar fechada entre quatro paredes, num relacionamento estritamente comercial: precisa se relacionar com seus vários públicos (acionistas, funcionários, comunidade, consumidores, clientes, fornecedores, sindicatos de empresas e trabalhadores, imprensa e governo) de forma permanente, dinâmica e transparente. Os períodos de crise requerem ainda mais essa conduta de Comunicação.

A equipe da SP4 Comunicação Corporativa traça estratégias específicas de Comunicação nos momentos mais críticos e de maiores desafios para a organização, desde o diagnóstico do problema até a aplicação de soluções, interagindo em sintonia com a estrutura de seus clientes. A agência treina Comitês internos para gerenciar e prevenir situações de crise – tanto entre os próprios funcionários da empresa como entre os públicos externos.

Em sintonia com as áreas Corporativa e de Recursos Humanos, a SP4 também desenvolve ações cuja estratégia é antecipar-se às situações potenciais de crise, como demissões resultante de fusões ou aquisições, fechamento de unidades industriais, operações de take-over, externalidades etc.

 

Media training

Media training é uma importante ferramenta para a boa Comunicação Corporativa com a imprensa e, consequentemente, com a sociedade. Consiste em programas de treinamento, cujas dinâmicas ensinam (ou aperfeiçoam) empresários, executivos e outros porta-vozes da empresa na técnica de falar, se portar e de lidar com os jornalistas.

A SP4 mantém programas de media training modulares, que atendem às necessidades específicas de seus clientes. São módulos teóricos e práticos, coordenados pela agência com ou sem a participação de jornalistas âncoras convidados, com simulação de entrevistas para as mídias impressa e eletrônica.

 O conteúdo varia de acordo com o público-alvo – presidência, diretorias, médias gerências e secretárias – e é ajustado ao perfil dos profissionais que se submeterão ao treinamento. Dependendo do formato escolhido para o media training, a SP4 desenvolve o Manual de Relacionamento com a Imprensa, que orienta o cliente no contato diário com os veículos de sua área de interesse.+6