Com a internet e as redes sociais, o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), antes restrito a cartas, telefonemas e visitas presenciais, mudou drasticamente, impondo um grande desafio às organizações, pois estão tendo de mudar a forma como se relacionam com os consumidores. O SAC de hoje é conhecido como SAC 2.0. Nele, o consumidor possui voz ativa e exige interação, ele quer ser reconhecido, identificado e respondido rapidamente.
O SAC 2.0 surgiu na esteira da popularização das redes sociais, que permitiu aos consumidores o compartilhamento de suas opiniões e questionamento com outras pessoas. Essa facilidade de comunicação obrigou as empresas a ficarem mais atentas às reclamações e dúvidas dos clientes, oferecendo respostas com mais agilidade e em menor tempo.
Esse novo SAC representou uma mudança significativa no serviço de atendimento ao cliente, não somente por expandir os canais de atuação, mas por fornecer uma real experiência de atendimento e relacionamento, no canal mais confortável para o consumidor. O SAC 2.0 não é uma opção da empresa, sua adoção se tornou imprescindível para quem deseja estar conectado com o consumidor numa rede em que ele já realiza suas tarefas e está mais familiarizado.
Os consumidores, via internet e redes sociais, estabelecem contato direto e interativo com as organizações, propondo melhorias em produtos, fazendo elogios, reclamações e sobretudo reivindicando seus direitos. Por meio da internet e das redes sociais, um cliente insatisfeito tem o poder de, com apenas um clique, transformar uma queixa numa crise de imagem para a empresa ou marca.
Para garantir uma boa gestão de riscos no atendimento ao cliente e evitar uma crise para a empresa é importante desenvolver um trabalho de comunicação corporativa. Ele auxilia no gerenciamento de boas e estratégicas respostas ao consumidor e consegue atendê-lo rapidamente, contribuindo, assim, para a prevenção de crises de imagem. Não é mais possível operar sem gerenciar as informações que a empresa deseja comunicar. Comunicar é tão importante quanto produzir. A Comunicação empresarial é o coração das corporações, com influência em todos os setores. É ela que traça estratégias, toma decisões com a presidência, fala com o público interno e externo e é um canal de interlocução com os diversos stakeholders. A SP4 Comunicação tem expertise para ajudar a sua empresa a fazer a gestão do SAC 2.0. Venha nos conhecer.