Marketing de conteúdo
Uma reviravolta nas estratégias de Comunicação Corporativa está em curso. O marketing de conteúdo, uma tendência que tem ampliado as responsabilidades das agências de comunicação perante seus clientes, cola cada vez no Marketing. A interlocução entre as duas áreas vem crescendo nos últimos anos. É o que mostra a experiência vivenciada no cotidiano pela SP4 Comunicação Corporativa, e que está em linha com os resultados do Estudo de Comunicações Globais 2017, do Centro de Relações Públicas da USC Annenberg, dos Estados Unidos.
A pesquisa da USC Annenberg, que entrevistou, no início deste ano, mais de 1,5 mil especialistas e estudantes norte-americanos e de outros países, conclui que as atividades de Comunicação Corporativa, Relações Públicas e de Marketing, nos próximos cinco anos, estarão progressivamente mais integradas. Essa é a percepção de 60% dos executivos de marketing e de quase metade dos profissionais de relações públicas consultados pelo estudo. A pesquisa também indica que a veiculação de conteúdos pagos deve responder por parcelas cada vez mais significativas do trabalho desenvolvido pelos profissionais de comunicação.
O fato é que, com um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam de apoio para alcançar resultados e, nesse contexto, a Comunicação Corporativa tem muito a contribuir com o Marketing, por meio de ações alinhadas às estratégias de vendas. Isso inclui a construção da imagem e reputação, contemplando aspectos como identidade visual, plano de ação, planejamento estratégico e ações de marketing de conteúdo, entre outros itens, sempre com vistas a gerar um retorno mercadológico positivo.
O desafio tanto no Brasil como lá fora é definir como, na prática, essas tendências ganharão forma na estrutura das organizações. Não há uma resposta única para essa questão. De nossa parte, organizamos nossa equipe com uma única certeza: a de que esse processo de integração não prescinda dos princípios que sempre nortearam nosso trabalho. Ou seja, as informações de interesse público dos clientes podem contribuir para a construção de reputações e para o fortalecimento de suas marcas por meio de ações desenvolvidas a partir de uma apuração cuidadosa e dentro de uma estratégia ampla de relacionamento com os diversos públicos de interesse.
A pesquisa da USC Annenberg está disponível aqui.