SP4 | Estudos setoriais

Estruturar sistema de atenção básica é desafio para a saúde suplementar

29/02/2024 | Em entrevista ao Núcleo de Saúde da SP4 Comunicação, o médico Celso Evangelista fala do surgimento da medicina de família e descreve as vantagens do modelo de Atenção Primária à Saúde (APS) cuja implantação na saúde suplementar exige uma mudança na cultura e na estruturação da assistência. Formado em engenharia mecânica pela UERJ, com formação na área nuclear, e em medicina pela USP, com formação em medicina geral e comunitária, Evangelista participou da implantação de programas de atenção básica no setor público e foi responsável pela criação do programa QualiViva, para a Qualicorp, no setor da saúde suplementar. Na sua opinião, o modelo de APS pode produzir mais saúde com menos gasto.

Publicações

23/11/2023 | Consultas ambulatoriais e exames relacionados à atenção primária na saúde suplementar

Indicadores relacionados à atenção primária na saúde suplementar caem, apesar do crescimento no número de beneficiários e de procedimentos assistenciais. Consultas ambulatoriais per capita diminuíram 13,3%. Sistematização de dados sobre APS precisa avançar. Esses são alguns dos resultados do levantamento “Consultas ambulatoriais e exames relacionados à atenção primária na saúde suplementar – 2019-2022” realizado pelo Núcleo de Saúde da SP4 Comunicação com base em dados ANS na data de 6/11/2023. O objetivo do estudo é contribuir para a compreensão desse processo da saúde suplementar no Brasil.


10/08/23 | Proporção de idosos com 65+ em planos de saúde é similar à da população em geral

A transição demográfica pela qual passa o Brasil, com o aumento relativo da presença dos idosos na população, coloca grandes desafios tanto para o sistema público de saúde como para a saúde privada. Com o objetivo de contribuir para a compreensão desse processo, o presente estudo do Núcleo de Saúde da SP4 Comunicação traz dados sobre a evolução, nos últimos dez anos, das diversas faixas etárias na população de beneficiários da saúde suplementar em comparação com a evolução demográfica do país.


20/06/23 | Variação de ticket médio mensal de planos de saúde ficou abaixo do IPCA acumulado dos últimos 5 anos

A análise da evolução do ticket médio mensal de planos de saúde no período 2018-2022, realizada pelo Núcleo de Saúde da SP4 comunicação, mostra a importância que esse indicador pode ter para a compreensão da realidade do setor. O valor médio aumentou 29,2%, de acordo com a base de dados da ANS, enquanto o indicador de inflação avançou 31,7% no período 2018-2022.


20/04/23 | Painel Cias. Abertas da Saúde Suplementar

A presença das empresas de saúde suplementar na B3, a Bolsa de Valores brasileira, ganhou maior densidade nos últimos anos com a abertura de capital promovida por diversos players do setor. Para apresentar tal evolução, o Núcleo de Saúde da SP4 Comunicação elaborou o Painel Cias. Abertas da Saúde Suplementar. O levantamento apresenta um comparativo 2020-2022 dos indicadores financeiros das empresas do setor listadas na B3 e vigentes em 31 de dezembro de 2022.


PLANOS DE SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO

Este levantamento sobre os planos de saúde no Estado de São Paulo
apresenta um recorte regional do estudo anterior, divulgado em abril de 2022
pelo Núcleo de Saúde da SP4 Comunicação (disponível aqui). Tal como aquele,
reúne informações sobre a evolução do número de beneficiários, sobre o
crescimento orgânico e por aquisição das empresas e sobre o processo de
consolidação do mercado paulista, considerando as 20 maiores operadoras de
planos médicos e assistenciais.